Depois de Escolher o Tamanho certo de sua bike, tenha atenção em 5 pontos
1º) Altura do Selim: (Vertical)
Para ajustar a altura do selim faça o seguinte procedimento: apoie seu calcanhar no pedal, eleve o selim até que sua perna esteja totalmente esticada, ou seja formando um angulo de 180 graus (ao encaixar a sapatilha esta distancia irá diminuir e você terá uma flexão perfeita no joelho que vai te dar a melhor performance possível.
2º) Tamanho do Selim:
Há uma forma de selim para cada corpo. Não é o formato do selim que dá mais conforto, mas como ele acomoda os ísquios e a musculatura das nádegas.
Homens e mulheres têm ossatura de bacia e nádegas diferentes, portanto precisam selins específicos. Isto não descarta que um selim masculino não funcione bem para uma mulher ou vice versa.
Experimente vários selins diferentes antes de optar pelo seu. Não há uma fórmula para chegar ao formato correto do selim a não ser por tentativa. Não descarte experimentar qualquer selim, mesmo aquele que é fino e parece desconfortável. As aparências enganam.
Selins mais largos são mais apropriados para pequenos percursos e pouco tempo de pedal, mas são desconfortáveis para um pedalar mais agressivo e muito tempo sobre a bicicleta.
3º) Posição do Selim: (Horizontal)
O recuo do selim é outro ajuste fundamental, tendo em vista a otimização da tua bike para uma eficiência máxima. O objetivo, como ponto de partida, é posicionar, na vertical, a rótula do joelho sobre o eixo do pedal, quando os pedais se encontram em posição neutra (na horizontal). Para esta medição, a bike tem necessariamente de estar sobre uma superfície horizontal e o ciclista deve usar o seu calçado de pedal.
Um posicionamento recuado 1 a 6 cm atrás da posição neutra proporciona melhor tração nas subidas mantendo-se sentado e é adequado para ciclistas que optam por cadências de pedalada mais lentas, com maior aplicação de força. Por oposição, um ajuste avançado 1 a 2 cm em relação à posição neutra é adequado para quem tem uma cadência de pedalada mais elevada. Este ajuste pode também ser recomendado para ciclistas que tenham tendência para sofrer de dores lombares.
4º) Posição dos Braços:
O ideal é mantê-los semiflexionados, lembrando que o tamanho da bike, altura do guidão e ajuste da altura do selim vão influenciar neste angulo.
5º) Posição da Sapatilha
A primeira regulagem que devemos fazer logo após obter o tamanho do quadro é a do TAQUINHO nas SAPATILHAS. O eixo do pedal deve estar alinhado com a articulação do OSSO METATARSO do pé (por onde dobramos o dedão do pé) para assim aproveitar toda a potencia da perna e não sobrecarregar nenhum grupo propulsor. Ao calçar a sapatilha marque o ponto exato desta articulação, e uma vez encaixado o taquinho no pedal, verifique sua correta posição. Algumas sapatilhas como a SIDI já possuem uma marca (risco) na sola, que mostra exatamente onde deverá ser posicionado o taquinho que também tem um risco na lateral que deverá estar alinhado com o risco da sola da sapatilha. Estes riscos tanto da sola da sapatilha quanto da lateral do taquinho facilitam encontrar a posição correta!
Fantástico vídeo





Nenhum comentário:
Postar um comentário