Bom pessoal, pedalar com clip tem seus pós e contra, tudo depende do teu objetivo, para facilitar vou expor alguns pontos que podem ajudar quem está com dúvida sobre o uso de pedal com clip.
Primeiro você tem que estar ciente do teu objetivo. Se está buscando ou não um bom desempenho nas pedaladas.
Pedalar com clipe, basicamente trata-se de uma sapatilha de solado rígido, que possui um taco de apoio e este por sua vez encaixa-se no pedal.
2º) Taco ( Peça que serve para regular tua pisada e para unir a sapatilha ao Pedal ).
3º) Pedal ( Tem um regulador que aumenta ou diminui a pressão do clip, para os iniciantes é bom utilizar bem folgado para ir se acostumando e evitar quedas ).
Ao colocar o pé sobre o pedal e pressionar, você irá ouvir o som do encaixe.
Ao girar o pé para o lado, o taco se solta do pedal e seu pé estará livre.
Para Ajustar o taco verifica sua pisada, pois a sapatilha tem que acompanhar o alinhamento de sua pisada, para que fique confortável e eficiente.
Vamos ver agora os Prós e Contras:
Prós:
- O rendimento pode chegar a 45% a mais, principalmente em subidas e sprints.
- É mais seguro em algumas manobras, pois seu pé não irá escorregar no pedal.
- Você irá aproveitar muito mais a energia da pedalada, diminuindo o desgaste físico e aumentando a distância percorrida.
- O pedal apóia o seu pé na região onde se consegue mais alavanca, aumentando a potencia de chute e possibilitando utilizar o “puxão” do pedal de baixo pra cima para aumentar o nível de aproveitamento de energia.
- Todos os ciclistas profissionais utilizam este tipo de equipamento.
Contras:
- Pode haver quedas, devido à falta de adaptação do equipamento. Por isso se torna imprescindível o uso do capacete.
- O valor às vezes não é muito atrativo, podendo chegar aos quatro dígitos. Então veja se é um upgrade realmente necessário e se você necessita deste tipo de equipamento.
- Por se tratar de um calçado muito rígido, pode haver desconfortos pedalando grandes distâncias.
Importante:
- Tenha cautela no inicio. Enquanto não estiver acostumado ao uso, não utilize vias muito movimentadas. Procure um local plano e com o menor transito de veículos e pedestres possível, com fim de evitar algum acidente.
- Treine com a mola do pedal bem solta para se acostumar.
- Existem no mercado inúmeras marcas, modelos e valores, procure um que atenda suas necessidades.
- Fique clipado só quando estiver em boa velocidade e vá treinando o “clipar-desclipar”.
- No começo, ao enfrentar trechos com obstáculos de difícil transposição, fique atento antecipadamente e já imagine o movimento de soltar o pé do pedal, evitando o desequilíbrio natural.
- Mantenha sempre o pedal limpo e lubrificado, interna e externamente, a fim de que possam clipar e desclipar facilmente e mantenham a rolagem perfeita.
- Escolha um modelo de sapatilha que se adapte ao formato do seu pé.
Com algumas dicas simples e utilizando o equipamento de forma correta, podemos melhorar muito a performance e aproveitar as pedaladas de uma forma mais emocionante e divertida. Bom pedal a todos!




.jpg)

Muito bom o post. Infelizmente foi criado após levar dois tombos rochedos. HUahuahuahau! de qualquer forma é bom estar atento a esses detalhes.são de muita importância para nós ciclistas.
ResponderExcluirPois é amigo, sua queda me fez colocar esse post... hoje estamos rindo, mas na hora foi tenso.
ResponderExcluir